Resumo Diferenças Óleos Essenciais de Ylang Ylang

Na hora de comprar um óleo essencial de Ylang Ylang é comum se deparar com uma variedade que deixa muitas pessoas confusas. O processo de destilação do óleo de Ylang Ylang pode levar até 20 horas. Nessas 20 horas são retiradas várias frações que estarão especificadas abaixo com o tempo de destilação de cada uma.

As primeiras frações são as mais aromáticas.

Ylang Ylang Extra – A primeira fração obtida depois de 1 hora da destilação.

- Esta fração é utilizada exclusivamente pela indústria de perfumes da mais alta qualidade

Ylang Ylang I – 1 a 3 horas de destilação.

Ylang Ylang II – 5-6 horas de destilação.

Ylang Ylang III – 9-10 horas da destilação.

Ylang Ylang Completo – É resultado de 15 horas de destilação consecutiva sem fracionamento, ou então a mistura das outras frações em porcentagens iguais.

Há uma gradual perda da qualidade aromática do óleo entre a primeira fração (principalmente ésteres) para a última fração (principalmente sesquiterpenos).

Segue algumas diferenças nas propriedades de cada um:

- YLANG YLANG I e EXTRA: são mais indicados pelas suas propriedades calmantes, regeneradoras da pele (citofiláticos), em peles enrugadas, ásperas e desidratadas. Possuem ação calmante e hipotensora suave. Para estados de ansiedade, stress, nervosismo e insônia. Afrodisíaco

- YLANG YLANG II: Reúne as propriedades da fração I e III e pode ser usado como um mediador.

- YLANG YLANG III: Possui um aroma menos intenso que o primeiro, não possui ação calmante tão eficaz quanto este, têm algumas propriedades anti-inflamatórias e também auxilia no tratamento de pele, como a acne. Com aroma doce e delicado desperta a sensualidade, a libido, a sedução e o romance.

Ansiolitico. Suaviza a irritação aportando leveza e bom humor. Trata frigidez e impotência.
Tônico uterino usado para depressão pós-parto. Hipotensor.

- YLANG YLANG COMPLETO: Conhecido com o verdadeiro Ylang Ylang pois não é dividido em frações no ato da destilação. Tem o aroma mais intenso e com as mesmas propriedades do ylang ylang extra somada as propriedades anti-inflamatórias do ylang-ylang III. Como todos os ylang ylang possui uma ação considerada afrodisíaca por ser de aroma muito sensual.

Potencial relaxante.

Aroma regulador da pressão alta causada pelo “stress”. Possível hipotensor.

Ideal em momentos de tensão e momentos que necessitam de criatividade. Potencial sedativo cardíaco, acalma taquicardia, arritmia, extrassístoles e palpitações.

Muito utilizado em produtos cosméticos e na indústria de perfumes. Antidepressivo.